magnotico on-line entertainment

magnotico on-line entertainment
Este blog nunca se irá encontrar escrito ao abrigo do (des)Acordo Ortográfico de 1990!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Boas vindas ao Outono

Começa hoje, a 21 de Setembro, a estação do ano que me é mais querida. Exactamente! Tenho um predilecção pelo Outono que não tenho com as restantes.

A minha maneira de ser, talvez, seja a causa para isso. Nunca se sabe se o dia vai ser ainda quente ao estilo do Estio veraneio ou já camuflado o céu de nuvens, lembrando o Inverno.

Para tal seleccionei um dos meus poemas preferidos dum dos meus pilares de influência poética, o grande Ary dos Santos.

O poema que se segue, foi escrito já perto da sua morte, em 1983, tendo o poeta falecido em Janeiro do ano seguinte. O fadista Carlos do Carmo decidiu imortaliza-lo num fado, com o mesmo título. Segue-se, então, a Sonata de Outono.

Inverno não ainda mas Outono

a sonata que bate no meu peito

Poeta distraído cão sem dono

até na própria cama em que me deito.

Acordar é a forma de ter sono

O presente o pretérito imperfeito

Mesmo eu de mim me abandono 

se o vigor que me devo não respeito.

Morro de pé, mas morro devagar.

A vida é afinal o meu lugar 

e só acaba quando eu quiser.

Não me deixo ficar. Não pode ser.

Peço meças ao Sol, ao Céu, ao Mar

Pois viver é também acontecer.


Sem comentários: