magnotico on-line entertainment

magnotico on-line entertainment
Este blog nunca se irá encontrar escrito ao abrigo do (des)Acordo Ortográfico de 1990!

domingo, 26 de julho de 2015

Estrelas Sugestivas VI

Desde 2009 que não pego nesta rubrica onde, de vez em quando, sugeria um álbum musical que me sugeria/despertava/inspirava a vontade em escrever. Muitos têm deixado essa marca mas, devido ao interregno pelo qual o blog passou, acabaram por nunca vir à tona.
Hoje, decidi quebrar esse mesmo intervalo!

Há uma semana comprei o último álbum da Márcia, artista que descobri apenas aquando do lançamento do Desfado da Ana Moura, quando quis saber quem tinha escrito o tema Até ao Verão por ter achado a letra curiosa, encontrando algumas linhas semelhantes à minha forma de escrever. Encantei-me, obviamente, com o poema - confesso - e pus-me à descoberta desta nova cantautora lusa!

Pesquisei pelo youtube, mas pouco havia sido dado a conhecer senão a música que tem em conjunto com o JP Simões (A pele que há em mim) e que se havia tornado "viral" pelas redes sociais. Procurei, então, no serviço MEO Music (antigo MusicBox) e lá estavam, os dois álbuns (há data ainda não havia editado o Casulo) que a artista já tinha lançado e, espantem-se, gostei muito, embora não o suficiente para os comprar fisicamente. Sim, eu sou daqueles que primeiro ouve (ou tenta ouvir) todo o trabalho, de modo a saber se valerá a pena pagar pelo trabalho todo, antes de gastar o dinheiro só para gastar uma ou duas faixas do disco!

Bem, o facto é que comprei o último trabalho da Márcia, o Quarto crescente porque, como devem estar a pensar "ele gostou realmente"! E gosto bastante, apesar do primeiro single, A Insatisfação - e que ouvi antes de comprar o disco - não me ter puxado muito pelo acto. Assim que o álbum ficou disponível no MEO Music (que é onde vou sempre cuscar/ouvir as novidades quando não são dispostas a pública por outros meios) fui ouvi-lo e seduziu-me o suficiente para pagar os cerca de 13EUR que gastei.

O álbum acaba por não trazer nada de novo na musicalidade desta nova estrela lisboeta mas, como para o âmago da Márcia está nas letras, acho o álbum muito completo. Uma enorme mistura de temas que vão desde o ênfase da vida à sua própria insatisfação, que a artista acaba sempre por aligeirar em que aspecto for, não fosse a sua "voz que, apesar de grossa, lhe sai sempre fina" como afirma no tema A Urgência, firmando o equilíbrio destes sentimentos.

Este trabalho está dividido em 11 faixas, uma das quais em dueto com o artista brasileiro Criolo (Linha de Ferro), que até é das minhas predilectas a par com a quarta faixa, Havia.
Em suma, é um trabalho muito fácil de se ouvir, por exemplo, ao fim da tarde, sentado à secretária e com uma folha em branco à frente - ou um processador de texto aberto, mais utilizado nos dias de hoje! Pelo menos, para mim, assim tem sido! E já teve resultados... dos bons!

Capa do álbum Quarto Crescente
 

Sem comentários: