magnotico on-line entertainment

magnotico on-line entertainment
Este blog nunca se irá encontrar escrito ao abrigo do (des)Acordo Ortográfico de 1990!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Especial: Na hora do chá VIII

Hoje, ao aceder à minha conta de e-mail, deparei-me com uma mensagem (admito) muito fora do vulgar.

Um e-mail proveniente do Portal Lisboa referia-se a ter acompanhado o meu blog e, segundo citam "gostariamos de lhe dar os parabéns pelo serviço cultural que tem prestado à poesia e à literatura". Confesso que me senti lisonjeadíssimo mas, como quando a esmola é muita o pobre franze o sobrolho, segui atentamente o texto, pelo que vos disponho aqui ipsis verbis do que se segue no dito e-mail:

"Depois do sucesso que foi a Primeira Colectânea de Poesia Contemporânea do Portal Lisboa e da Chiado Editora (www.chiadoeditora.com), com o nome “Entre o Sono e o Sonho”, vamos agora arrancar com o II. Volume da mesma colectânea, pelo que gostariamos de o convidar a noticiar este evento no seu blog".
Até então não achei malfeita alguma e, pelo contrário, até me surgiu a ideia de começar a anunciar acções semelhantes como concurso literários, cursos de escrita criativa, etc.

Continuando com o e-mail; "Neste momento, estamos à procura de novos autores para entrarem neste livro, pelo que o convidamos a visitar o regulamento desta colectânea no nosso site". E aqui sim, após visitar o dito link, surge o meu espanto.
A ter conhecimento, o parágrafo 2. do regulamento insurgiu-me alguma revolta, se é que será esta a melhor palavra para descrever o sentimento; "2. Forma de participação
Compra de 5 exemplares da obra ao preço de 12 euros por exemplar, por cada poema que desejar incluir na antologia...".

Certo que não se trata de nenhum concurso, mas sim de uma participação, leva-me no entanto a comparar, por exemplo, com um convite para uma festa, onde se é convidado mas para a qual se pede que comparticipe com o catering! Ora, se somos convidados, qual a finalidade de termos de ser nós a ter de entrar com a comidinha? Imaginemos que eu até decidia participar na dita Antologia, a qual se preveja ser uma imagem para a posterioridade do género artístico e criativo duma época e/ou sociedade, com apenas 5 poemas meus (cerca de 2% da minha Obra) teria de gastar 300 eur, o que equivale a mais de metade dos meus rendimentos mensais.

Ainda assim, confesso que não são tão "chupistas" como as editoras que se propõem a editar o trabalho de um novo autor!

Deixo, no entanto, a solicitada publicidade (sem custos!) à proferida acção.

Devo, isso sim, vangloriar um facto. Das receitas adquiridas, os direitos de autor que terão, no caso, uma parcelagem de 20% sob os 15 eur, serão doados a uma instituição de cariz social, ou seja, 3 eur por livro vendido ficando os restantes 12 eur (pagos para a inscrição) para bom proveito da editora. :)

Sem comentários: