magnotico on-line entertainment

magnotico on-line entertainment
Este blog nunca se irá encontrar escrito ao abrigo do (des)Acordo Ortográfico de 1990!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estrelas Sugestivas V

Uma vez mais, venho aqui apresentar-vos um álbum que, para além de ser uma sugestão cultural, acaba por ser um modo de vos transmitir o quanto a música que ouço me influencia.

Como sempre tenho transmitido, aqui colocarei álbuns que de um qualquer modo me influenciaram ou me ajudaram a ter "aquele clique" para soltar a inspiração.

E assim é, desta vez venho dar-vos a conhecer o último trabalho de Pedro Moutinho (irmão de Camané e Hélder Moutinho - dois nomes já conhecidos no panorama do fado) também, tal como os irmãos, em muito bons caminhos nas estradas da canção da saudade!
Falo-vos, então, do álbum Um copo de sol, homónimo do primeiro tema do disco e também primeiro single, escrito e composto por Amélia Muge (que para quem não tem muita noção sobre música portuguesa, é uma das grandes senhoras da nossa cultura!) e, a meu ver, um tema fantástico!
Para além da contribuição de Amélia Muge, este álbum conta com inúmeros nomes reconhecidos do público. Falemos, assim, de Aldina Duarte, Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Manuela de Freitas.

Todo o álbum está muito bem trabalhado. Uma interpretação fantástica de temas soberbamente bem feitos - quer poeticamente, quer musicalmente - assim como todo o "pacote" envolvente. Como reza a tradição, e sendo este um trabalho de fado ainda um pouco tradicional - no qual poderemos verificar na composição de vários temas, são utilizadas composições de fados tradicionais como o Fado Rosita, Fado Oliveira ou o Fado Meia Noite - o booklet utiliza tonalidades sombrias e fuscas.

Para além do tema single, devo enunciar alguns dos meus predilectos, embora a tarefa não seja, de todo, fácil! Ainda assim, após as já inúmeras audições, deverei sublinhar as faixas 3 (Sem sentido), 6 (Primeira dança), e 7 (Vou-te levando em segredo).

E, como se vem tornando hábito, segue-se a contribuição do Youtube! :)


Sem comentários: